5 tecnologias que as empresas precisam conhecer

Caucasian man working shoot

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Drones, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, smartphones, carros autônomos: temos que concordar que a tecnologia desempenha um papel fundamental na sociedade. Se usada da maneira correta, pode auxiliar a evolução de pessoas, de lugares e, claro, de empresas.

Quando pensamos na estrutura organizacional de uma companhia, logo pensamos nos procedimentos administrativos. Para que haja uma gestão eficiente, é necessário que a equipe esteja alinhada e que alguns métodos sejam adotados, como o investimento em automação comercial e o uso de ferramentas para auxiliar processos.

Há tecnologias que podem ajudar a equipe e o gestor em diferentes questões, promovendo a integração entre setores e a melhoria nos campos administrativo, operacional e comercial. Quer conhecer algumas delas? Então continue acompanhando!

1. Armazenamento na nuvem

A computação em nuvem (ou Cloud Computing, em inglês) é uma solução que veio para ficar. Ao utilizar servidores online para armazenar dados, as empresas reduzem significativamente seus gastos e preservam a segurança das informações. Além disso, por ser online, o acesso é facilitado.

O Google Drive é um exemplo de ferramenta que possibilita o armazenamento na nuvem. Por meio dela, podemos criar documentos e editá-los; também conseguimos compartilhar vídeos e outros arquivos.

2. Ferramenta para otimizar a gestão de projetos

E-mails são muito úteis em inúmeras situações do cotidiano, sejam pessoais ou profissionais. No entanto, quando a equipe está trabalhando no desenvolvimento de um projeto, por exemplo, trocar informações por meio de diversos e-mails pode ser um processo maçante e improdutivo.

Por isso, ferramentas para otimizar a gestão de projetos foram desenvolvidas, como o Trello. Por meio dela é possível criar diferentes listas para representar cada etapa do projeto, como “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Nessas listas, podemos acrescentar cartões com detalhes de cada tarefa e personalizá-los com cores, informações, prazos etc.

Assim, quando uma tarefa da lista “a fazer” for iniciada, um membro da equipe arrasta o cartão para a lista “fazendo”. Quando a tarefa for concluída, o mesmo cartão é arrastado para a lista “feito”. Dessa forma, quando os colaboradores da equipe abrem o quadro do projeto, sabem quais tarefas já estão sendo realizadas ou já foram finalizadas. Prático, não é?

3. Sistema ERP para a gestão empresarial

O sistema ERP na nuvem é uma das melhores ferramentas quando se trata de gestão empresarial. Isso porque ele oferece facilidade de acesso, controle sobre dados dos setores da empresa e outras funcionalidades, como emissão de boletos bancários, de carnês e de relatórios completos.

Quer um exemplo do que esse sistema pode fazer?

Quando novos produtos chegam, conseguimos registrá-los no sistema por meio da funcionalidade de cadastro de produtos; então, quando uma venda é realizada, esses itens atualizam o controle de estoque automaticamente, possibilitando ao gestor o controle sobre a entrada e saída de produtos e a rápida visualização da quantidade que ainda resta no estoque.

Além disso, com a emissão de relatórios, ele permite que o gestor adote um posicionamento estratégico frente aos números da empresa.

4. Ferramenta para otimizar a comunicação interna

A integração entre setores é fundamental para:

  • alinhar objetivos;
  • criar uma boa cultura organizacional;
  • aumentar a produtividade;
  • estimular a colaboração;
  • otimizar processos.

Em razão disso, é necessário adotar métodos para melhorar a comunicação interna.

Uma sugestão é utilizar ferramentas como o Slack, que oferece funcionalidades como chamadas de voz, chamadas de vídeo, mensagens instantâneas, compartilhamento de telas e integração com Google Drive, Dropbox, Trello e Skype.  

5. Sistema CRM para a gestão de relacionamento com o cliente

Os clientes podem ser considerados o alicerce de qualquer empresa, já que o futuro e o sucesso das organizações dependem deles. Por isso, além de oferecer produtos e serviços de qualidade, é essencial criar estratégias para melhor atendê-los.

É aí que entra o software de CRM: com ele podemos organizar os cadastros dos clientes, manter históricos relacionados às chamadas, mensurar e acompanhar o controle de resultados da equipe de vendas etc. Assim, o gestor também consegue desenvolver um planejamento estratégico com os dados obtidos.

Neste artigo vimos algumas tecnologias que as empresas precisam conhecer. Além de investir em elementos tecnológicos, considere também investir em uma consultoria contábil para auxiliar em compromissos legais e burocráticos de sua empresa.

E então, o que acha de conhecer outras funcionalidades de um sistema ERP online para otimizar processos e aumentar a produtividade?

Se você precisa saber mais sobre como regularizar sua empresa ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco.