Bar, Restaurante e Lanchonete: Como atrair clientes em tempos de crise

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A cada dia que passa, manter o próprio negócio se torna cada vez mais difícil. A tão falada “crise” assombra as pequenas empresas. Sem contar que vivemos um período de extrema competitividade. Por isso, atrair clientes se torna cada vez mais importante para a manutenção do seu negócio. Pensando nisso, preparamos esse post para lhe ajudar a atrair clientes para o seu bar, restaurante e lanchonete.

Conheça seu público alvo

Ninguém pode “vender para todo mundo”. Toda empresa deve possuir seu público-alvo e adequar seus produtos e serviços para o seu cliente.

A pergunta a se fazer é: Quem é meu cliente ideal? São casais que buscam um ambiente romântico ou operários de uma grande fábrica? Meus clientes são uma família que busca um ambiente calmo e tranquilo ou são um grupo de amigos que curtem música ao vivo?

Saber quem é seu cliente ideal vai determinar todas as suas estratégias para atrair sua clientela. Isso é essencial para o sucesso de qualquer bar, restaurante ou lanchonete.

Invista no ambiente

O segundo passo para atrair clientes para um restaurante é oferecer um espaço adequado para o público-alvo determinado no passo anterior, com o intuito de satisfazer o cliente. Móveis padronizados, iluminação adequada e ornamentação são pontos importantes. Um ambiente climatizado é quase que obrigatório nos dias de hoje. Invista em um ambiente agradável.

O som ambiente também deve ser levado em conta. Pode ser música ao vivo, uma rádio ou TV. Mas sem muito barulho, é claro.

Comunicação visual é essencial

Invista em cardápios com visual chamativo. Tenha neles imagens que façam com que o cliente tenha vontade de consumir seus produtos. Faça a discriminação de cada prato. Utilize toalhas de mesa com sua identidade visual. Tenha um banner chamativo na entrada. Invista nos uniformes dos funcionários.

A Comunicação Visual pode posicionar seu bar, restaurante e lanchonete de maneira única.

Fidelize seus clientes

Seu negócio provavelmente possui alguns clientes fixos. Sejam os operários que almoçam todos os dias ou a família que aparece todos os fins de semana para lanchar! Mas o que eles ganham com isso?

Fidelizar seus clientes é uma excelente estratégia para manter o movimento do seu bar, restaurante e lanchonete. Tenha um cadastro de clientes, com informações relevantes como email e data de aniversário. Sempre que ele retornar, adicione pontos e dê a ele benefícios por isso. Funciona!

Use e abuse das datas comemorativas

Bares, restaurantes e lanchonetes devem aproveitar as datas comemorativas para atrair mais clientes e aumentar as vendas. Monte cardápios especiais de acordo com a data. Faça promoções do tipo: “Traga seu pai para almoçar de graça no dia dos pais”. Ofereça condições especiais para aniversariantes comemorarem no seu restaurante.

Elabore um plano anual para cada data e utilize o cadastro de clientes para divulgar os eventos. Com certeza você verá o retorno.

Comece hoje mesmo

O crescimento das vendas de bares, restaurantes e lanchonetes não está ligado somente a divulgação, mas principalmente à fidelização dos clientes, gerando retorno contínuo dos mesmos.

Nos dias de hoje, os clientes não compram somente o produto, compram a “experiência”. O empresário deve sempre manter o foco no cliente para aumentar o sucesso do seu negócio. Se você quer se diferenciar da concorrência e fazer sua empresa vender mais, invista no cliente.