Comércio Varejista

comércio varejista

Para quem deseja abrir uma empresa no ramo do comércio varejista, é muito importante que primeiramente seja feito um planejamento tributário, para que a empresa tenha o menor custo possível, dentro da legalidade, com impostos.

Veja os tipos de Tributação:

Simples Nacional:

Regime para Micro e Pequenas empresas que faturam anualmente até R$ 3.600.000,00.

Nesse regime, a empresa pode começar pagando cerca de 4% de impostos sobre o faturamento. Esse percentual pode aumentar de acordo com o faturamento.

Lucro Presumido:

Nesse regime de tributação, o valor do imposto a ser pago gira em torno de 11,33%  de tributos Federais sobre o Faturamento.

Lucro Real:

Tributação obrigatória para empresas que faturam acima de R$ 78.000.000,00 por Ano. Porém, a microempresa pode optar por esse regime de tributação sem nenhum problema. Não é uma regra, mas esse regime de tributação costuma reduzir os custos para empresas do ramo varejista.

Em relação a sede da empresa, é primordial que você escolha um local para a sede da sua empresa que atenda aos requisitos mínimos para regularização.

Documentos Importantes para a abertura

O IPTU do imóvel que será utilizado deve estar regularizado. Se você optar por alugar um imóvel que esteja localizado em um prédio, shopping ou galeria, você deve solicitar ao locador o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros, pois só com esse documento você irá conseguir a liberação do Alvará de Funcionamento.

Se você quer saber mais sobre como abrir uma empresa, sugerimos que você dê uma olhada em nosso Guia Definitivo: Como abrir uma Empresa. Nele você encontrará todas as informações necessárias para abrir a sua empresa.