5 dicas para abrir sua empresa sem dor de cabeça

5 DICAS ABRIR EMPRESA SEM DORES DE CABECA

Para evitar as dores de cabeça na abertura de uma empresa, é fundamental que você se prepare previamente, verificando todas as etapas necessárias, desde o registro do contrato na Junta Comercial à retirada do Alvará de Funcionamento junto à prefeitura da sua cidade. Assim, você evita surpresas e decepções.

Para te ajudar na abertura da sua empresa, listamos 5 itens essenciais para a realização deste processo de maneira correta. Com isso, ficará mais simples abrir sua empresa.

1 – Prepare a documentação previamente

Separe toda a documentação necessária antecipadamente. A falta de documentação correta é muito comum na hora de abrir uma empresa. Por isso, revise previamente a documentação pessoal dos sócios e a documentação do imóvel sede da empresa, verificando se existem erros ou divergências na documentação.

Ao fazer isso, você identifica qualquer problema que precise resolver antes de começar os trâmites de abertura da empresa, evitando assim, que a burocracia atrapalhe a abertura da sua empresa.

2 – Escolha o Nome Fantasia e a Logomarca

A maioria das empresas nascem de uma ideia, seguida por um nome ou um slogan. Porém, é muito comum que empresários esqueçam de pesquisar se alguém teve a mesma ideia antes dele.

Por isso, antes de fazer planos e gastar dinheiro com materiais de propaganda, faça uma pesquisa na Junta Comercial e também no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Isso evita que você escolha um nome ou logomarca parecido (ou idêntico) ao de outra empresa.

3 – Planeje os custos de abertura da empresa

Abrir uma empresa envolve alguns custos, principalmente nos dois primeiros meses. Seguem alguns custos que você certamente terá:

  • Registro de Contrato,
  • Alvará e Vigilância Sanitária;
  • Licença de Bombeiros;
  • Software de Notas Fiscais e Certificado Digital;
  • Contratação de Funcionários.

Por isso, antes de partir para a abertura do seu negócio é importante que você levante e planeje quais todos os custos para que sua empresa possa estar regularizada. Ao agir dessa maneira, você não será pego de surpresa, evitando não estar preparado para pagar uma taxa por exemplo, o que irá atrasar o processo de abertura da sua empresa.

4 – Cuidado na hora de escolher seu sócio

Sociedade não é algo simples. Nem sempre o sócio ideal é o nosso melhor amigo ou alguém da família. Ter um sócio pode trazer ajuda, recursos e habilidades que você talvez não possua, porém será necessário o dividir poder de decisão, os resultados e principalmente os lucros.

As características do sócio ideal variam muito de uma empresa para outra. O importante é que seu sócio possua as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento da empresa. Essas habilidades podem ser complementares ou diferentes. Evite se associar com alguém simplesmente porque é seu amigo.

5 – Contrate um Escritório de Contabilidade confiável

Abrir uma empresa é um processo burocrático e complexo. Já recebemos diversas empresas em nosso escritório que não foram abertas da maneira correta, gerando custo com alterações contratuais, entre outras coisas, impedindo o correto funcionamento da empresa.

Por isso, encontre um escritório de contabilidade capacitado para lhe orientar nesse grande desafio que é empreender.

E para lhe ajudar na realização desse sonho de ter o seu próprio negócio, sugerimos que você dê uma olhada em nosso Guia Definitivo: Como abrir uma Empresa. Nele você encontrará todas as informações necessárias para abrir a sua empresa.

Se você procura um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e São João de Meriti, não perca tempo! E se você está em fora do Rio de Janeiro, não tem problema, pois temos uma solução especial para você!