Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos 5 dicas para você melhorar a gestão de sua empresa. Para ter um 2017 melhor que o ano anterior, confira e aplique hoje mesmo!
1 – Organize-se
O primeiro passo é você ter um controle de todas as suas obrigações. Para isso, utilize agendas, planilhas ou ferramentas que irão colaborar com a sua organização. É muito comum que o empresário acumule tarefas, dando sempre a prioridade para “apagar os incêndios”. Procure separar um período do dia ou semana para organizar sua rotina, estabelecer metas, verificar erros e buscar maneiras de melhorar os processos de vendas e administrativos, atendimento ao cliente, entre outros.
Outra dica é: organize seu ambiente de trabalho. Você possui um ambiente de trabalho saudável e que permite aos seus colaboradores ter o máximo de produtividade? Trabalhe em cima disso.
2 – Use Tecnologia a seu favor
Hoje temos acesso a uma série de ferramentas online que permitem o acesso de qualquer lugar, basta ter um smartphone com internet. Google Docs, aplicativos de bancos, sistemas de gestão financeira online, emails e muitos outros. Enquanto você está em uma fila de banco, pode estar enviando uma proposta por email ou emitindo uma nota fiscal pelo celular!
3 – Não misture finanças pessoais e empresariais
Usar o dinheiro da empresa a toda hora para pagar os gastos pessoais é mais comum do que parece, principalmente para empresários que acabam de abrir seu próprio negócio. Porém, misturar as finanças pessoais e empresariais é um erro gravíssimo, podendo levar até mesmo a empresa à falência, principalmente em períodos em que ficamos cercados de compromissos, como IPTU, IPVA, matrículas escolares, taxas de licenciamento da Prefeitura, entre outros.
A dica é a seguinte: para manter a saúde financeira da sua empresa, o mais indicado é que você determine um valor fixo mensal para retirar para si como um salário. Procure também manter um valor reservado, caso apareça alguma despesa inesperada.
4 – Foque em soluções ao invés de reclamar dos problemas
Problemas dos mais diversos surgem nas pequenas empresas. Eles existem e se você estiver focado, conseguirá rapidamente identificá-los. No entanto, para melhorar a gestão da sua empresa devemos focar na solução dos problemas.
Se as vendas caíram, não adianta colocar a culpa na corrupção dos políticos brasileiros! Talvez seja o momento de você diversificar seus produtos ou serviços. Ou talvez seja a hora de você focar em nichos mais lucrativos e que não são explorados por seus concorrentes.
A certeza é que se você focar na solução, conseguirá fazer uma avaliação correta e direcionar seus esforços na gestão da sua empresa.
5 – Faça Benchmarking
Benchmarking nada mais é do que um processo de pesquisa que permite ao empreendedor comparar produtos, práticas de gestão de empresa, serviços ou metodologias usadas pelos concorrentes.
No Benchmarking, sua empresa pode avaliar a concorrência e entender quais práticas podem dar certo e quais não são tão assertivas, permitindo uma mudança de olhar do empreendedor.
Muito se fala sobre crise. Mas mesmo em meio a crise, muitas empresas estão crescendo! Empresas como Netflix e Uber oferecem serviços parecidos com os dos concorrentes, porém com um modelo de negócio completamente diferente, gerando enorme valor e satisfação para seus clientes.
A dica é: veja o que a concorrência está fazendo, adeque à sua empresa e melhore!
Se anime, 2017 está só começando!
Neste artigo, apresentamos algumas dicas para melhorar a gestão da sua empresa. Nossa intenção é que você obtenha resultados melhores que o ano anterior. Por isso, planeje, trabalhe e dedique-se. O sucesso da sua empresa depende de você.