fbpx

7 dicas para gerenciar seu salão de beleza

Você procura por dicas para gerenciar seu salão de beleza? Então, está no lugar certo!

O ramo de salão de beleza é bastante promissor no Brasil, pois todos procuram por melhores padrões de beleza, não é mesmo? Mas para melhorar o desempenho do seu salão de beleza, precisa administrar ele da forma correta.

Então, veja nesse artigo, 7 dicas para gerenciar seu salão de beleza e obtenha melhores resultados no seu negócio.

1 – Relacionamento com clientes

A primeira dica para gerenciar seu salão de beleza está relacionada aos clientes, que são responsáveis por divulgar a qualidade de atendimento do seu salão de beleza.

Nada melhor que ter clientes que adoraram o atendimento e resolvem contar isso para outras pessoas, certo?

Então, controle os agendamentos para não deixar o cliente esperando. Se possível, faça isso de maneira virtual, através de um site ou aplicativo que permita ao cliente realizar o agendamento de acordo com a sua necessidade.

Outro ponto importante, está relacionado a sua equipe de atendimento. Procure investir em treinamentos não só sobre os produtos e serviços, mas também sobre a qualidade do atendimento ao seu cliente.

2 – Controle do estoque

Outra dica para gerenciar seu salão de beleza, está relacionado ao estoque de produtos.

Por isso, é de extrema importância que você mantenha parcerias com alguns fornecedores, buscando manter um estoque sempre abastecido e prazos para pagamentos.

Se você tiver um sistema onde possa cadastrar seus estoques, melhor ainda. Assim, você vai saber o que entra e sai do estoque, solicitando reposições de produtos com antecedência.

3 – Faça um bom fluxo de caixa

Você sabe gerenciar as finanças do seu salão de beleza? Isso é essencial para que seu negócio tenha uma boa lucratividade e você consiga honrar com os compromissos financeiros.

Por isso, registre e controle todo o fluxo de receitas e despesas, montando um fluxo de caixa.

Se não puder obter um software para isso, não tem problema! Você mesmo pode montar uma planilha no Excel e fazer esse controle, lançando todas as receitas e despesas.

Desse modo, você vai saber se programar para situações inesperadas e consegue avaliar suas capacidades de investimento.

Esse fluxo de caixa traz para seu salão de beleza uma projeção das receitas e despesas por período, o que é importante para saber a sua capacidade de pagamento de despesas fixas e para resolução de alguns imprevistos, como manutenção de equipamentos e rescisões de funcionários, por exemplo.

4 – Participe de eventos

Os eventos são um ponto de encontro de profissionais do ramo. Neles, você aprende a gerenciar seu salão de beleza com mais eficiência.

Existem cursos, congressos e outros eventos promovidos por quem é do ramo de salão de beleza. Com isso, é uma forma de trazer aprendizados para melhorar a performance do seu salão e fazer networking para oportunidades futuras.

Nesses eventos, que sejam em sua cidade, é uma forma de mostrar seus produtos e serviços para as pessoas e ganhar visibilidade para seu negócio.

Existe também a possibilidade de participação em eventos online. Esses eventos devem ser usados principalmente para a obtenção de novos conhecimentos em seu ramo de atuação.

5 – Escolha ter serviços diferenciados

Não seja somente mais um profissional em seu setor de atuação.

É de extrema importância que você tenha alguns cursos em sua área de atuação e ofereça serviços diferenciados em relação à concorrência. Veja alguns exemplos:

  • Estabeleça promoções para datas especiais, como Dia das Mães, Dia da Noiva, Dia dos Pais, etc;
  • Crie combos de produtos, aplicando um desconto que faça o cliente entender que vale à pena aproveitar este benefício;
  • Faça promoções para os dias em que o seu salão tenha pouco movimento. Assim você ocupa horários ociosos;
  • Aposte na fidelização através de serviços com pagamento de mensalidades, como cortes, massagens, depilação, etc.

Seus clientes precisam ver seu negócio como um salão de beleza diferenciado. Veja as datas comemorativas e pense em alguma campanha especial para atrair mais clientes.

A ideia é facilitar a vida do cliente. Por isso, ofereça também formas variadas de pagamento. E dependendo do tipo de serviço, ofereça parcelamentos.

O cliente adora saber que ele pode fazer um serviço e tem facilidades para pagar.

Sendo assim, você pode oferecer diversas opções de pagamento como cartão, aplicativos, transferência bancária, etc.

Aplicando essas recomendações, você vai se dar muito bem!

6 – Treine sua equipe

Outra dica importante para gerenciar seu salão de beleza está relacionado à capacitação de seus funcionários.

Eles devem ser treinados e orientados para prestar um serviço de excelência e oferecer um bom atendimento.

Cada salão tem um perfil de público, então, quanto mais exigente são os clientes, mais você precisa treinar seu time, de modo que a experiência do cliente seja mais positiva.

O cliente, quando está satisfeito com o resultado que ele leva do seu salão de beleza, recomenda seu estabelecimento para outras pessoas. E isso é fundamental para a continuidade do seu negócio.

Portanto, treinar a sua equipe é algo essencial para o seu sucesso. Procure contratar apenas profissionais qualificados, pagando o que é de direito do funcionário, conforme a CLT, assim, você não vai ter problemas.

E para saber mais dos Direitos do funcionário, conforme a CLT, clique aqui e fale com nossa equipe!

7 – Gerenciar significa regularizar!

Uma das maiores dificuldades dos empreendedores brasileiros está ligada a regularização. Muitos empresários não dão a devida importância a andar em dia com as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas.

Portanto, se você quer ter um negócio de sucesso, mantenha seu salão de beleza em dia com o seu CNPJ. Seguem algumas dicas:

  • Antes de iniciar suas atividades, regularize sua empresa;
  • Obtenha um alvará de funcionamento junto a Prefeitura de sua cidade;
  • Emita as notas fiscais de maneira correta;
  • Pague em dia os impostos;
  • Mantenha um relacionamento próximo ao seu contador.

Se sua empresa estiver em dia com as suas obrigações, a chance do seu salão dar certo é muito maior! Por isso, se você tem dúvidas sobre como deve manter sua empresa regularizada, clique aqui e entre em contato conosco!

Conclusão

Por fim, neste post você viu 7 dicas para gerenciar seu salão de beleza e ter um negócio de sucesso.

Agora, não tem como errar! Se você deseja regularizar seu salão de beleza, entre em contato conosco!

plugins premium WordPress