7 perguntas que você vai fazer antes de abrir uma empresa

duvidasAbrir uma empresa e ser dono do próprio negócio é um grande desafio. Principalmente em um país onde não existe uma cultura de preparação nas escolas e faculdades voltada para o empreendedorismo. Por isso, o empreendedor deve ser persistente e buscar essa preparação por conta própria. E em busca desta preparação, surgem diversas dúvidas.

Por isso, preparamos uma lista com 7 perguntas que você com certeza vai fazer antes de abrir uma empresa. Confira!

1 – Como se registra a marca de uma empresa?

Após a abertura da empresa, você terá uma Razão Social e provavelmente um Nome Fantasia. É importante saber que Razão Social, Nome Fantasia e Marca não são necessariamente a mesma coisa. Se você quiser entender melhor a diferença, pode dar uma olhada em nosso Guia Definitivo: Como abrir uma Empresa. Nele falamos melhor sobre o assunto.

Você só terá uma marca quando registrá-la junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O INPI é o órgão que garante a proteção da sua marca em todo território nacional.

2 – Funcionário público pode ter empresa em seu nome?

O estatuto do Servidor Público impede que o servidor participe da administração de uma empresa. Porém, nada impede que ele participe de uma sociedade.

3 – Posso abrir a empresa com o endereço da minha residência?

Não existe nenhuma oposição da Junta Comercial e da Receita Federal a esse respeito. Porém, a Secretaria da Fazenda Estadual, não costuma liberar a inscrição estadual para um estabelecimento residencial, por conta das características do imóvel.

A liberação por parte da Prefeitura do alvará de funcionamento segue o mesmo raciocínio. Inclusive, as prefeituras costumam exigir uma consulta prévia do endereço da empresa, para saber se o mesmo tem sua atividade permitida na região.

Por exemplo: Em uma região de condomínios, não é permitida a abertura de empresas com características de indústrias.

4 – Posso abrir uma empresa mesmo com nome sujo?

Sim, sem problemas. Restrições no SPC e Serasa não impedem que você abra uma empresa. Porém, uma empresa que possui sócios com restrições será impedida de ter acesso a financiamentos e a créditos de qualquer tipo. Em algumas situações, não conseguem nem mesmo abrir uma conta bancária, por conta da restrição do sócio.

5 – Menor de idade pode ser sócio de uma empresa?

Um menor de idade pode sim fazer parte do quadro societário de uma empresa, porem existem algumas restrições.

O menor deve ter idade entre 16 anos e 18 anos, além de ser emancipado. Neste caso, ele pode fazer parte da administração e direção da empresa. A emancipação deve realizada em qualquer Cartório de Registro Civil.

Já os menores de 16 anos, por serem considerados incapazes, precisam ser representados pelos seus pais ou tutores. Neste caso, o menor não pode ser administrador da empresa.

6 – É melhor abrir negócio próprio ou franquia?

Os dois modelos são interessantes. Cabe ao empreendedor verificar qual se encaixa melhor ao seu perfil.

Uma franquia possui vantagens como: linha de produtos testada, marca estabelecida, Know-how de mercado, menor risco, entre outros. Porém, o franqueado deve se manter fiel às regras estabelecidas, deixando aqueles empreendedores mais “inquietos” insatisfeitos.

Já uma empresa comum requer muito trabalho e dedicação, pois além do investimento inicial, o empreendedor vai precisar aprender com o dia a dia, diferentemente de uma franquia, que sempre lhe mostrará o “caminho das pedras”. Mas se você possui uma ideia inovadora, esse é o melhor caminho.

7 – Preciso de um contador para abrir uma empresa?

A figura do contador é indispensável. Abrir uma empresa é extremamente burocrático. Cada tipo de empresa possui uma série de regras que você provavelmente não vai saber seguir. Além disso, o contador irá lhe auxiliar em questões como planejamento tributário, escolha do nome e sede da empresa, entre outros.

Se você procura um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e São João de Meriti, não perca tempo! Entre em contato conosco.