Alvará de funcionamento para salão de beleza: como funciona?

 

Alvará de funcionamento para salão de beleza: como funciona? Se você pretende abrir ou já é proprietário de um salão de beleza, fique atento a este assunto, pois grande parte das empresas não possuem licença de funcionamento adequada.

A abertura de um salão de beleza é um processo que vai além da montagem do ambiente de atendimento. A regularização é obrigatória!

Portanto, vale a pena estar por dentro de como iniciar e legalizar um salão de beleza. Vamos ver mais?

O que é Alvará de funcionamento?

O Alvará de funcionamento nada mais é que um documento que autoriza a empresa a exercer suas atividades em um determinado local. E há algumas normas que devem ser respeitadas.

Na fase do planejamento do salão de beleza, o empreendedor já deve pensar nesse assunto. Afinal, antes de alugar um ponto comercial ou comprar um local, é preciso saber se o documento poderá ser emitido, autorizando a atividade.

Portanto, procurar uma assessoria contábil especializar em regularização de salões de beleza é essencial. Pois o contador é o responsável por toda a fase de regularização da empresa junto a Prefeitura Municipal.

Quem emite este documento é a prefeitura da sua cidade, quando a empresa ainda está na fase de regularização.

E aproveite para saber mais da abertura de sua empresa, clicando aqui! Podemos te ajudar em todo o processo.

Alvará de funcionamento para salão de beleza: como funciona?

O alvará de funcionamento para salão de beleza e necessário para que o estabelecimento inicie suas atividades.

Em resumo, o alvará é emitido pela prefeitura de sua cidade, que em alguns casos envia um fiscal ao local para fazer uma vistoria e atestar a viabilidade do local. No entanto, hoje, este processo é feito pela internet em grande parte das cidades no Brasil.

MEI precisa de alvará de funcionamento?

O Microempreendedor Individual (MEI), após realizar seu cadastro no Portal do Empreendedor, recebe um alvará provisório. Mas fique atento, pois caso não receba esse documento de imediato, você deverá comparecer a sede da prefeitura e verificar como você deve obter o alvará.

É possível que a prefeitura de sua cidade cobre algumas taxas por esta licença de funcionamento. Portanto, fique atento, pois esse procedimento varia de cidade para cidade.

Afinal, qualquer profissional de salão de beleza pode ser MEI? Para isso, nosso contador pode te ajudar com essa dúvida, clique aqui!

Alvará de funcionamento para salão de beleza: como solicitar?

Para solicitar o alvará para o início das atividades do salão, você deve entrar com um processo junto a prefeitura de sua cidade. Como já foi mencionado, em algumas cidades é possível que este documento seja emitido através da internet.

Porém, a melhor maneira de regularizar seu salão de beleza é contando com o auxílio de uma assessoria contábil especializada em salões de beleza.

Em resumo, o passo a passo para emissão do alvará, é este:

  • Entre com o pedido para verificar a viabilidade do endereço para o salão;
  • Defina a natureza jurídica da empresa, que pode ser Empresário Individual, Sociedade Limitada ou MEI;
  • Defina o regime de tributação de sua empresa;
  • Informe as atividades que serão exercidas;
  • Solicite a emissão do alvará de funcionamento.

Como legalizar um salão de beleza?

Legalizar um salão de beleza é mais simples que você imagina, basta contar com as informações corretas. Você já tem o salão, mas ele ainda está na informalidade?

Saiba que é essencial registrar e legalizar sua empresa e tem suas vantagens, uma delas é o cabeleireiro pode ser MEI.

O MEI tem vantagens, como:

  • Terá direitos previdenciários;
  • Pode emitir nota fiscal;
  • Recolhe seus tributos, de modo simplificado;
  • Pode comprar de grandes fornecedores, pois terá um CNPJ.

Dentre outras vantagens, claro!

Então, você está esperando o que para legalizar sua empresa? Clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas!

Para finalizar, neste post você viu sobre o alvará de funcionamento para salão de beleza: como funciona. Viu como o processo é um pouco burocrático?

Agora, que você sabe do que se trata e com funciona o processo, bem como sua importância, um Contador é o melhor profissional para te ajudar na abertura do seu salão de beleza.