fbpx

Capital de Giro: Como potencializar sua gestão financeira

Capital de Giro: Como potencializar sua gestão financeira

O Capital de Giro pode fazer toda a diferença na saúde financeira do seu negócio. E se você é um empreendedor ou gestor, sabe o quão desafiador é manter as finanças de uma empresa em equilíbrio.

Por isso, neste artigo, exploraremos como otimizar o uso do Capital de Giro e como a gestão financeira realizada através do BPO Financeiro (Business Process Outsourcing) pode ser a chave para fortalecer a sua empresa.

Desafios Financeiros que empresas enfrentam

Gerir as finanças de uma empresa é uma tarefa complexa e é muito comum que empresários façam perguntas como:

  • Como aumentar a lucratividade?
  • Minha empresa não tem capital de giro: o que devo fazer?
  • Quais as melhores estratégias para gerar demanda?

Certamente, estas são preocupações recorrentes para qualquer gestor. Por isso, é essencial buscar informações confiáveis e estratégias sólidas para lidar com essas questões.

O que é Capital de Giro?

Em resumo, o Capital de Giro nada mais é que os recursos financeiros necessários que uma empresa precisa para se manter operando de maneira regular.

De maneira geral, o Capital de Giro é a parte reservada dos recursos financeiros para a sua empresa honrar compromissos de curto prazo, como salários, fornecedores e despesas operacionais.

Em suma, o Capital de Giro é muito utilizado, principalmente no início das atividades de uma empresa, onde as vendas ainda não ocorrem em um volume desejado, fazendo com que as despesas superem as receitas e fazendo o negócio operar com prejuízo.

Além disso, o Capital de Giro também pode ser utilizado ao longo do clico de vida da empresa, como em momentos de incerteza na economia ou até mesmo em momentos de incapacidade da empresa em lidar com os diversos desafios comerciais.

Portanto, manter a sua empresa saudável, mantendo sempre um Capital de Giro que permita que o empresário tenha tranquilidade em momentos de dificuldade financeira é essencial para o sucesso do negócio.

Capital de Giro não é empréstimo bancário!

Precipitadamente, sempre que falamos em Capital de Giro, o primeiro pensamento do empresário está relacionado a empréstimo bancário. Porém, o Capital de Giro não está diretamente ligado ao que o banco pode fornecer para você e sua empresa.

Portanto, capital de giro nada mais é a que a diferença entre as receitas e despesas de uma empresa. Por isso, é muito importante manter a organização financeira da sua empresa, visando sempre manter as receitas maiores que as despesas.

Capital de Giro + BPO: Uma Dupla Poderosa

A combinação entre o Capital de Giro e o BPO Financeiro pode ser o segredo para uma gestão financeira sólida e bem-sucedida.

De maneira geral, os pequenos empresários não dominam a gestão financeira de suas empresas, fazendo com que o negócio enfrente dificuldades, justamente por falta de capacidade do pequeno empresário em lidar com as tarefas diárias de um setor financeiro de uma empresa.

O pequeno empresário, de maneira geral, tem como principais funções:

  • Cuidar do Financeiro;
  • Treinar colaboradores;
  • Atender fornecedores;
  • Estudar e se capacitar;
  • Fiscalizar os processos internos;
  • Pagamentos de Boletos;
  • Emissão de Notas Fiscais;
  • Controlar Estoque.

Com isso, diante de tantas tarefas e responsabilidades, os pequenos empresários:

  • Começam uma atividade e não terminam;
  • Acumulam tarefas e funções;
  • Não contam com pessoas de confiança pra delegar a parte financeira de suas empresas;
  • Não possuem colaboradores com capacidade pra cuidar do financeiro;
  • Perdem os prazos dos boletos.

Em resumo, o BPO permite terceirizar processos não essenciais do seu negócio, permitindo que você consiga implementar uma gestão financeira eficiente, através de um especialista financeiro, e se dedique em onde realmente consiga gerar mais retorno para sua empresa.

Otimizando o Capital de Giro: Estratégias Práticas

Com efeito, manter uma empresa organizada financeiramente, alcançando um capital de giro saudável para o negócio, requer disciplina e estratégia. Por isso, veja algumas dicas:

1. Monitoramento Inteligente de Fluxo de Caixa

Primeiramente, manter um controle rigoroso do fluxo de caixa de sua empresa é fundamental. Então, com o uso adequado de ferramentas como o Conta Azul, é possível antecipar momentos de dificuldade financeira e agir de maneira proativa.

2. Redução de Desperdícios e Custos

Acima de tudo, contar com uma assessoria em BPO Financeiro, permite identificar áreas com desperdício e custos desnecessários em sua empresa. Desta forma, você libera recursos financeiros que podem ser alocados de forma mais estratégica.

3. Diversificação de Fontes de Receita

Certamente, explorar diferentes formas de receita pode trazer crescimento financeiro para seu negócio. E, ao terceirizar a gestão financeira da sua empresa, você poderá se dedicar em oferecer novos produtos ou serviços para seus clientes.

Desse modo, poderá criar uma estratégia inteligente para reduzir a dependência de uma única fonte de receita.

Tesoureiro Expert: Como podemos lhe auxiliar na gestão da sua Empresa

Nós, do Grupo Étika Soluções, compreendemos a importância da saúde financeira das empresas. Nossa expertise em BPO permite uma abordagem personalizada para otimizar os recursos financeiros da sua empresa, liberando espaço para o crescimento sustentável.

Se você precisa melhorar a gestão financeira do seu negócio, entre em contato conosco para realizar uma análise gratuita do seu negócio.