Como abrir filial de outro estado no Rio de Janeiro

Procedimentos para abrir Filial de outro estado no Rio de Janeiro

Para abrir uma filial com sede de outro estado no Rio de Janeiro, é necessário que primeiramente seja feito o registro de abertura da filial na Junta Comercial do estado onde se localiza a sede da empresa. Após o registro, sua empresa deve entrar com processo na Junta Comercial do Rio de Janeiro, onde será localizada a filial.

No caso de abertura da primeira filial da empresa no Rio de Janeiro, é recomendável que sua empresa promova a proteção do nome empresarial da sociedade ou solicite a pesquisa do nome na Junta Comercial do Rio de Janeiro para evitar problemas no registro, em caso de existir outra empresa com nome semelhante.

Caso exista outra empresa com nome semelhante, será necessário alterar o nome da sociedade na Junta do Estado onde se localiza a sede.

você deve providenciar, perante a Junta Comercial da sede da sua empresa para arquivamento na Junta Comercial da Rio de Janeiro, a seguinte documentação necessária:

Documentação exigida para abrir Filial de outro estado no Rio de Janeiro

Para abrir uma filial no Rio de Janeiro, é necessário anexar ao processo de abertura da filial (CONTRATO ou ALTERAÇÃO CONTRATUAL, quando revestirem a forma particular, ou CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR DO CONTRATO ou da ALTERAÇÃO CONTRATUAL, quando revestirem a forma pública, ou INSTRUMENTO DE DELIBERAÇÃO DE ADMINISTRADOR, se contratualmente prevista a hipótese), os seguintes documentos:

É obrigatória, em relação à filial aberta, a indicação do endereço completo (tipo e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, unidade da federação e CEP).

Já a indicação de destaque de capital para a filial é facultativa. Se indicado algum valor, a soma dos destaques de capital para as filiais deverá ser inferior ao capital da empresa.

Em relação ao objeto da filial, a indicação é facultativa. Porém, quando indicada, deverá reproduzir os termos do texto do objeto da empresa, integral ou parcialmente.

Quero abrir Filial de outro estado no Rio de Janeiro. Como a Étika  Soluções pode me ajudar?

Se você pretende abrir filial de outro estado no Rio de Janeiro, certamente precisará de um escritório de contabilidade local, que tenha conhecimento de todos os trâmites. E nós, da Étika Soluções podemos lhe dar todo o suporte. Nossos serviços incluem:

  • Todo o processo na Junta Comercial do Rio de Janeiro.;
  • Emissão de CNPJ da Filial;
  • Emissão de Inscrição Estadual, caso necessário;
  • Emissão de Alvará de Funcionamento e liberação para emissão de notas fiscais;
  • Outras regularizações, como Vigilância Sanitária, Licença do Corpo de Bombeiros, etc;

Quer saber mais sobre como abrir uma empresa?

Se você pretende abrir uma empresa e possui muitas dúvidas, temos uma sugestão para você! Baseados em nossa experiência, criamos um Guia Completo: Como abrir uma Empresa. Neste guia, tiramos as principais dúvidas de quem quer abrir o seu próprio negócio. E o melhor: é totalmente gratuito!