Quando e como começar um novo negócio?

Nem todo mundo se adequa ao trabalho formal em uma empresa. Algumas pessoas possuem características de liderança muito fortes que as impulsionam para a vida empreendedora.

Estão sempre cheios de ideias na cabeça e têm muita vontade de tirá-las do papel. Coisas simples podem se transformar em boas oportunidades de renda na mão dessas pessoas, mas como saber a hora certa de investir em um negócio próprio?

Momentos de transição como a perda do emprego normalmente são excelentes oportunidades para começar um novo negócio, já que a pessoa precisa mudar os rumos profissionais de qualquer forma e, normalmente, recebe algum valor referente à rescisão de contrato.

Mas nem sempre o início da vida de empreendedor começa com a necessidade de ganhar dinheiro. Empreendedores natos costumam ter ideias geniais que precisam ser colocadas em prática.

Qual é o momento certo para abrir um negócio?

Depende do mercado. Em qualquer negócio é fundamental que seja feita uma avaliação de mercado para identificar se a ideia de funcionamento da empresa é viável e se tem público interessando, disposto a pagar por ela.

Algumas vezes é preciso amadurecer a ideia e acompanhar as tendências de venda de produtos ou serviços, mas em outros casos é preciso agir rápido, quando se trata de uma ideia inédita e que vem resolver algum problema de um grupo relevante de pessoas.

Como avaliar se é a hora de abrir uma empresa?

O primeiro passo então é avaliar o mercado, decidir qual nicho você deseja entrar, identificar quais produtos podem ser oferecidos e o seu público-alvo.

Encontre os problemas (dores) vivenciados por esse público-alvo e identifique formas de ajudar essas pessoas a resolvê-los. Se o seu produto for a solução para esses problemas, serão grandes as chances de sucesso.  

Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração:

  • Há procura pelo produto no mercado?
  • Há concorrência forte ou ainda existe espaço nesse nicho de mercado?
  • Qual será o diferencial do seu produto em relação aos demais, que fará os clientes preferirem comprar de você?

Depois de identificar o nicho de mercado e ou produtos, chega a hora de viabilizar o investimento. Especialistas indicam que é importante ter guardado capital suficiente para manter a empresa pelo período de um ano, no mínimo, sem contar que a empresa dê lucro.

A fase de adaptação de uma empresa dura entre seis meses e um ano, e por isso é comum que a empresa não dê lucro relevante nesse período inicial.

É importante também buscar cursos de capacitação na área de atuação da empresa e também na área de gestão empresarial, pois eles oferecem conhecimentos necessários para administrar sua empresa.

A importância do planejamento

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, é preciso planejar a vida financeira da empresa logo no início, para evitar surpresas indesejadas.

É hora de definir orçamentos e metas, limitar os gastos e realizar análises que tornem possível prever a rentabilidade dos primeiros meses ou anos.

Um planejamento bem feito pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

É preciso fazer um planejamento financeiro anual com estimativas de quanto irá receber e quanto irá gastar. Seja realista e dê preferência sempre ao cenário mais pessimista.

É fundamental que você registre regularmente todas as operações financeiras da empresa e as monitore, para não cair em um dos principais erros de gestão financeira, que é não ter controle sobre as finanças.

Para facilitar essa tarefa, utilize um sistema de gestão empresarial ERP. Ele é dividido em módulos integrados, que dão suporte aos principais setores da empresa, facilitando assim o registro e a organização das informações.

O módulo de controle financeiro, por exemplo, permite o registro das informações e oferece recursos importantes como fluxo de caixa, receitas e despesas, projeções financeiras, conciliação bancária, entre outros.

Além disso, é integrado com o módulo de vendas e o de controle de estoque, o que automatiza as informações e torna mais fácil o acompanhamento das informações.

O módulo de emissão de relatórios também ajuda a visualizar a empresa como um todo, fornecendo informações importantes para a tomada de decisões da gestão.

Como toda essa estrutura você será capaz de fazer projeções sobre os pagamentos e recebimentos da empresa, e acompanhar o progresso e o atingimento das metas propostas.

Se você tem o sonho de abrir um negócio próprio, não corra riscos desnecessários.  Planeje seu negócio desde o início e garanta que ele cresça de maneira sustentável.

Quer abrir uma empresa?

Se você procura um escritório de contabilidade no Rio de JaneiroBelford RoxoMesquitaNova Iguaçu e São João de Meriti, não perca tempo!

Entre em contato conosco. Você terá todo o apoio para a realização desse sonho.