Como um ERP auxilia na administração de sua empresa?

ERP

A automação é essencial para pequenas e médias empresas que buscam mais espaço em seus nichos de atuação. E contar com um sistema de ERP é sem dúvida um dos requisitos eficientes para alcançar essa meta.

O ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Empresarial é um software responsável por integrar diferentes procedimentos administrativos de uma empresa. Através da organização do fluxo de informações entre os setores, o sistema ERP dá maior agilidade, o que resulta numa redução de custos considerável. Conheça a seguir vantagens alcançadas com a implantação de tal programa.

Principais vantagens do ERP para administração de uma empresa

O software ERP é amplamente usado por diferentes empresas, pois reúne dinamismo com a facilidade de manuseio. Além disso terá:

1 – Diminuição de erros operacionais

Sabe aqueles errinhos corriqueiros, que aparentemente são simples, inofensivos? Quando somados eles apresentam um enorme custo que aos poucos minam as receitas da empresa. Numa ilustração básica:

O almoxarifado da empresa solicitou numa semana 1 caixa de canetas para repor os materiais de expediente. Na semana seguinte outro pedido igual foi realizado, mas sem ao menos ter acabado a primeira caixa solicitada. O primeiro solicitante esqueceu de informar o pedido.

Com sistema ERP isso acaba. Toda liberação de material, seja para venda de produtos, ou do próprio material de expediente pode ser controlada. Existe um módulo para controle de estoque que poderá ser programado a essas necessidades. E entrada e saída de produtos precisarão ser informadas no ERP.

2 – Uma única linguagem entre os gestores

O ERP dará uniformidade a empresa. Os gestores poderão acompanhar alguns dados de outros setores. Então o comercial fará vendas de olho no financeiro, e na quantidade de produtos disponíveis para venda no estoque. E o caminho inverso é verdadeiro.

Reuniões de cúpula serão orientadas por números reais de produção. Será possível identificar as mercadorias mais vendidas, ou quais clientes não têm cumprido os prazos de pagamento fielmente. Todos sentarão para discutir e criar saídas para desenvolver a capacidade da empresa.

3 – Fim do papel

Não há mais espaço para os altos custos de circulação e armazenamento de papéis. Em tempos que notas fiscais eletrônicas estão até mais próximas do cliente final, empresas não podem se abarrotar com salas de arquivos.

O sistema ERP consegue substituir formulários de solicitações, e também é integrado a emissão de NF-e, que podem ser armazenadas em pastas de arquivos digitais. É uma redução de custo impressionante, poucos sabem o quanto o gasto com papel é alto dentro de uma empresa.

4 – Gestão financeira

Um dos maiores problemas entre pequenas e médias empresas é a gestão financeira. Não conseguem programar seus pagamentos, não realizam conciliação bancária, esquecem de cobrar as faturas em aberto, etc. É perder dinheiro. Uma administração que utiliza o ERP, elimina isso. Os cadastros de fornecedores com datas e condições de pagamento informadas, ou linkar a emissão de uma nota fiscal de venda com um boleto bancário, será possível com a implantação desse tipo de programa.

O controle financeiro é um dos pontos forte do ERP, e com ele terá informação precisa do fluxo de caixa, e poderá realizar transações bancárias de forma organizada sem perde nada de vista.

5 – Agilidade na resposta ao cliente

Se seus processos internos fluem de maneira significativa, é claro que conseguirá dá respostas mais rápidas a seus clientes. Um vendedor não precisará ligar ao estoque para saber se existe tal mercadoria, já irá consultar em tela.

Adotar um ERP é um investimento não só na administração, mas para ganhar espaço no mercado. Atender bem o cliente interno é uma das primeiras coisas que a empresa deve focar para ampliar sua atuação.

Como escolher o ERP?

Talvez a preocupação inicial de empreendedores é o quanto custará a implantação de programas assim, ou quanto tempo precisará para treinar os funcionários que irão operacionalizar a ferramenta de gestão.

Atualmente existe sistema de ERP online  que não é necessário ter um servidor dentro da empresa para que o programa rode. E em relação a treinamento, softwares dessa natureza têm interface simples. O Gestão Click, por exemplo, oferece suporte necessário desde a implantação até a utilização.

Se você precisa saber mais sobre como regularizar sua empresa ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco.