Abrir uma empresa é sempre um desafio. E, justamente por ser tudo novo, muitas vezes os empreendedores se concentram apenas na ideia do negócio e acabam se esquecendo de que terão que administrar a empresa depois.
A gestão empresarial pode se transformar em algo bastante complexo quando o empreendedor não possui os conhecimentos necessários e não entende a importância de planejar e trabalhar de forma organizada e eficiente.
De acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae, no Brasil, apenas 75% das empresas sobrevivem o primeiro ano de atividade e, com o passar dos anos, esse índice cai drasticamente, chegando a apenas 25% após 5 anos de funcionamento.
Para realizar um bom trabalho de gestão, que possibilite o desenvolvimento sustentável da empresa, é preciso planejamento estratégico e financeiro, bastante organização e muita disciplina.
As micro e pequenas empresas que adotam padrões de gestão eficientes desde o início têm maior lucratividade, se endividam menos e conseguem investir mais em seus negócios, construindo um ciclo virtuoso no empreendimento.
Para ajudar os novos empreendedores existem algumas dicas importantes de temas que precisam de atenção constante.
Neste artigo, você verá:
ToggleValide a sua ideia e seu modelo de negócio
A validação da ideia de negócio é uma etapa fundamental para começar bem a empresa, mas que muitas vezes é deixada de lado. Pular essa etapa é um enorme risco já que sem essa validação não há como saber se o seu produto será bem aceito pelos clientes, qual preço pode ser cobrado, etc.
Existem modelos bastante úteis para elaborar um plano de negócios vencedor. E, caso nesse processo de validação o resultado não seja o que você queria, não desista e não tenha medo de mudar completamente a estratégia, caso seja preciso. Melhor fazer isso sem que haja um grande investimento inicial.
Planeje seu negócio
Objetivos e metas são fundamentais para o crescimento de uma empresa. É importante traçar estratégias logo no início para alcançar os objetivos, considerando as informações de mercado, fornecedores e clientes.
É preciso criar planos de ação, definir responsabilidades, prazos e os recursos necessários para desenvolver as atividades, obtendo os resultados desejados.
Conheça o perfil dos seus clientes
Essa é mais uma etapa onde o “achismo” não é bem-vindo. O comportamento dos consumidores mudou bastante nos últimos anos e eles se tornaram muito mais exigentes.
Hoje não basta saber apenas questões demográficas como gênero e idade, mas sim é preciso entender suas preferências e necessidades, além dos hábitos do seu público-alvo.
Com essas informações é possível personalizar produtos e serviços e divulgá-los para as pessoas certas, no momento adequado.
Controle o desempenho da empresa
As metas e objetivos criados nas etapas anteriores precisam ser monitoradas constantemente para que seja analisado o desempenho da empresa e para realizar modificações e melhorias tão logo seja necessário.
Os indicadores a serem analisados devem contemplar as principais áreas da empresa, entre elas vendas, clientes, produção e, principalmente, finanças.
Não descuide das finanças
Infelizmente muitos empreendedores possuem uma vida financeira completamente desorganizada e transferem isso para os negócios, o que é terrível.
A organização é fundamental para ter as contas da empresa em dia e garantir que o empreendimento está realmente lucrando, caso contrário você pode se iludir com os altos números do faturamento, e não perceber o resultado ruim.
O primeiro passo para organizar as finanças é criar o fluxo de caixa da empresa, para controlar os valores que entram e saem, e fazer previsões futuras.
Essa tarefa pode ser realizada com planilhas ou até mesmo com um caderno específico, mas hoje já existe programa de controle financeiro de auxilia bastante o controle financeiro.
Os softwares de Gestão ERP online ajudam a organizar a empresa como um todo, integrando setores e organizando informações.
Com os módulos específicos integrados é possível realizar um controle eficiente do estoque de produtos, das vendas, das gerações de notas fiscais eletrônicas, dos cadastros de clientes e fornecedores, além de reunir todas as informações financeiras registradas e organizá-las através de um sistema de fluxo de caixa simples de ser compreendido e analisado.
Utilizar um software de Gestão Empresarial proporciona maior competitividade à empresa e facilita o acompanhamento dos resultados, fornecendo dados importantes para que o gestor avalie o desempenho do negócio e planeje o seu crescimento.
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