Quais documentos devo enviar ao Contador?

documentos contadorToda a empresa precisa se manter regularizada para crescer. Logo, toda empresa precisa de um contador. Não possuir uma assessoria contábil é certeza de problemas para uma empresa. O contador é responsável pela entrega de declarações, cálculos de impostos e a geração dos livros obrigatórios que mantém uma empresa regularizada e em dia com suas obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas.

Todo empresário está preocupado em fazer sua empresa crescer e, geralmente, possuem muita aversão à burocracia, documentos e coisas do tipo. Por isso, não possuem muito conhecimento e acabam não dando a devida importância para as obrigações contábeis.

Mas para a execução de um bom serviço contábil, o escritório precisa receber informações sobre todas as operações da empresa. E é aí que entram as habilidades de gestão financeira e empresarial do empreendedor, que possibilita o envio correto de todos os documentos contábeis.

MAS AFINAL, QUAL O PAPEL DO CONTADOR?

O contador é peça fundamental na regularização de uma empresa. A maior parte das obrigações legais de uma empresa são enviadas pelo contador.

São de responsabilidade do contador:

  • Calcular os valores de taxas e impostos;
  • Entregar obrigações acessórias destes impostos na data correta referente as áreas fiscal, contábil e trabalhista;
  • Elaborar livros e demonstrações contábeis.

Dentre as obrigações acessórias temos o ECD, SPED Fiscal, Contribuições e a ECF, além das obrigações trabalhistas como a GFIP, Caged e RAIS.

É uma responsabilidade e tanto!

QUAL O PAPEL DO EMPRESÁRIO?

Cumprir com as obrigações contábeis não é fácil. Realizá-las com ausência de informações ou com informações incorretas se torna ainda mais complexo e perigoso!

Para que o contador execute um bom trabalho, é necessário que o empresário mantenha o envio da documentação em dia, sempre de forma completa e clara.

MAS O QUE PRECISO ENVIAR PARA O CONTADOR?

A documentação a ser enviada ao contador todos os meses pode ser dividida em três partes: Fiscal, Contábil e Trabalhista.

FISCAL

Em geral, são todos os documentos relacionados às vendas e tem relação direta com a geração dos impostos a serem pagos por sua empresa.

Seguem abaixo alguns documentos relacionados ao movimento fiscal:

  • Notas fiscais: De entrada e saída, de serviços prestados e tomados, conhecimentos de transporte e compra de bens para a empresa;
  • Arquivos Eletrônicos: Redução Z, Arquivos do Sped Fiscal e XML’s das notas fiscais;
  • Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS e DARF de impostos pagos.

CONTÁBIL

Em geral, o movimento contábil é composto por todos os documentos que envolvem movimentação financeira.

Veja a lista:

  • Extratos: Bancários, de Aplicações e Cartões de Crédito;
  • Recibos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos a pagar;
  • Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;
  • Arquivos eletrônicos: extratos bancários em arquivos OFX e controle de caixa.

TRABALHISTA

São todos os documentos que tenham como base a relação de trabalho. Veja a lista:

  • Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição Sindical, outras Contribuições Sindicais;
  • Recibos de pagamento: Salários, Pró-Labore, Férias e Vale Transporte;
  • Comprovantes: Atestados Médicos de Funcionários.

Essa documentação é essencial para o processamento da folha de pagamento e deve ser entregue no primeiro dia útil, a fim de evitar atrasos das obrigações trabalhistas.

Precisa de ajuda?

Se precisa regularizar a parte burocrática e contábil da sua empresa, entre em contato conosco.