Feriados 2017: Organize sua empresa para não ter prejuízo

feriados

Uma das frases mais repetidas todo o início de anos pelos empresários é a seguinte: “O ano só começa depois do carnaval!”.

Não bastasse essa demora para o “começo do ano”, ainda temos que conviver com uma série de feriados durante todo o resto de ano.

Por isso, muitos empresários lamentam a enorme quantidade de feriados existentes no Brasil. É verdade que temos uma quantidade absurda de feriados.

Um feriado que cai em dia da semana exige do empresário uma série de ajustes para evitar quedas nas vendas ou prejudicar a execução de serviços.

Porém, você pode usar as datas comemorativas e feriados prolongados para aumentar o faturamento da sua empresa.

Mas para que isso aconteça, é preciso agir com antecedência. Este ano, teremos pelo menos 8 feriados nacionais, sendo alguns deles, com possibilidade de feriadão, e mais uma série de pontos facultativos

Veja os feriados e pontos facultativos de 2017:

– 14 de abril (sexta), Paixão de Cristo (feriado nacional)

– 21 de abril (sexta), Tiradentes (feriado nacional)

– 1º de maio (segunda), Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)

– 15 de junho (quinta), Corpus Christi (ponto facultativo)

– 7 de setembro (quinta), Independência do Brasil (feriado nacional)

– 12 de outubro (quinta), Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

– 28 de outubro (sábado), Dia do Servidor Público (ponto facultativo)

– 2 de novembro (quinta), Finados (feriado nacional)

– 15 de novembro (quarta), Proclamação da República (feriado nacional)

– 25 de dezembro (segunda), Natal (feriado nacional)

Com tantos feriados organizar-se com antecedência é fundamental para que as suas vendas não sofram quedas.

Feriados 2017 – Organize a escala de trabalho

Caso a decisão seja por trabalhar em um feriado, é preciso se organizar para pagar as horas extras dos seus colaboradores. Quem trabalha domingos e feriados tem direito à um acréscimo de 100% à hora trabalhada.

Existe também a possibilidade de estabelecer acordos de compensação de horas com seus funcionários podem se valer da estratégia em casos de emenda.

Outra opção é o banco de horas, bastante interessante para o empresário, que não precisa arcar com horas extras, permitindo ao trabalhador uma compensação para descanso.

A melhor solução depende da realidade do seu negócio. Por isso, é preciso analisar prós e contras de todas as opções possíveis para que a decisão seja a melhor para sua empresa.

Feriados 2017 – Negocie com fornecedores

Faça os pedidos aos fornecedores com antecedência. Ao se antecipar, você consegue negociar melhores os preços e prazos de entrega, evitando receber mercadorias e pagamento de boletos próximo ao feriado.

Feriados 2017 – Divulgue sua empresa

Feriados e datas comemorativas podem ser uma ótima oportunidade para promover seu negócio. Então aproveite! Faça promoções baseado nas datas e aproveite para investir na divulgação da sua empresa.

A internet é uma ótima opção que pode ser utilizada por pequenas empresas para divulgação. Você pode utilizar as redes sociais para mostrar seus produtos e serviços, e para criar uma conexão mais próxima com seu público, através de comentários, avaliações, promoções, etc.

Feriados 207 – Faça promoções

Aproveite os feriados e datas comemorativas para fidelizar seus clientes. Ofereça promoções e brindes personalizados. Assim, você consegue fazer com que o cliente se sinta valorizado e passe a ser um cliente fiel da sua empresa.

Feriados 2017 – Descanse!

Se não faz sentido para o seu negócio trabalhar no feriado, descanse! Empreender exige muito do todos nós. Se você se planejar com antecedência, você vai conseguir tirar alguns dias de descanso com sua família em uma época do ano que for mais tranquila para o seu negócio.

Repor as energias permite você voltar ainda mais motivado para encarar os próximos desafios!