fbpx

Fluxo de Caixa: o que é? Para que serve?

Fluxo de Caixa: o que é? Para que serve?

O que é Fluxo de Caixa? Para que serve? Qual a sua importância para a gestão financeira de uma empresa? Se você tem dúvidas sobre esse assunto, veja neste artigo:

  • O que é Fluxo de Caixa;
  • Como ele pode ajudar no crescimento das empresas;
  • O que você pode fazer para ter uma boa gestão financeira do seu negócio;

Sem dúvida, na busca por um gerenciamento financeiro sólido e eficiente, o fluxo de caixa aparece como um dos pilares fundamentais, principalmente quando falamos de pequenas empresas.

Por isso, acompanhar de perto a movimentação dos recursos financeiros, bem como controlar as entradas e saídas, além de traçar projeções financeiras, são práticas que possibilitam o crescimento sustentável de qualquer empresa.

Fluxo de Caixa: Uma necessidade para as empresas

Primeiramente, imagine uma empresa como um organismo vivo. Ao passo que, assim como a saúde de uma pessoa depende de uma alimentação saudável e exercícios regulares, o sucesso de um negócio requer uma gestão financeira inteligente.

O que é o Fluxo de Caixa e qual a sua relevância?

Em resumo, o fluxo de caixa é a essência do controle financeiro de uma empresa. Pois é controlando as entradas e saídas de uma empresa que conseguimos tomar decisões estratégicas.

Sendo assim, através da gestão do fluxo de caixa, é possível visualizar todos os valores disponíveis, bem como as despesas fixas e variáveis, tanto no presente quanto no futuro.

Porém, para que você consiga tomar essas decisões, é necessário que você mantenha os registros financeiros, entradas e saídas, detalhados e rigorosamente em dia.

Mas, infelizmente, a grande maioria das pequenas empresas não conseguem realizar um controle detalhado, pois os responsáveis por essa função, de maneira geral, possuem as seguintes dificuldades:

  • Precisam cuidar da gestão financeira;
  • Dedicam muito tempo em treinamento e acompanhamento de colaboradores;
  • Realizam atendimento de fornecedores;
  • Gastam tempo com pagamentos de boletos e emissão de notas fiscais;

Com isso, com tantas tarefas e responsabilidades, os pequenos empresários:

  • Iniciam diversas atividades e não finalizam;
  • Acumulam várias funções e tarefas;
  • Não possuem pessoas de confiança pra delegar a parte financeira de suas empresas;
  • Não contam com colaboradores com capacidade pra cuidar do financeiro;
  • Pagam boletos em atraso por falta de organização;

Diante deste cenário, os pequenos empresários não conseguem ter um panorama da saúde financeira de suas empresas, pois não conseguem identificar onde estão os erros e gargalos que geram prejuízos e que impedem o crescimento da empresa.

Portanto, além de direcionar as decisões, a análise correta do fluxo de caixa permite a prevenção de erros que impedem a empresa de ser lucrativa.

Como o BPO Financeiro pode ajudar na gestão do Fluxo de Caixa

Em resumo, o BPO financeiro, nada mais é que, a terceirização de rotinas financeiras da empresa. Sendo assim, o empresário deixa de realizar tarefas consideradas improdutivas para o crescimento do seu negócio, mas que são de extrema importância para a tomada de decisão correta.

Além disso, a terceirização das rotinas financeiras de uma empresa, permite que um profissional especializado nessas rotinas cuide da gestão financeira, eliminando erros e atrasos e, permitindo uma tomada de decisão baseada em dados financeiros concretos.

Através do BPO Financeiro você terá maior precisão na identificação de padrões, sejam eles nas vendas ou nas despesas, tendências por período, como datas comemorativas ou de recessos, além de possíveis problemas nas suas rotinas, sejam elas operacionais ou de gestão.

Portanto, ao confiar a gestão do fluxo de caixa a um especialista, você pode direcionar seu foco para estratégias de crescimento do seu negócio.

Conclusão: Como manter a saúde financeira do seu negócio

Certamente, entender sobre fluxo de caixa é essencial para empresas que buscam crescimento. Por isso, dominar o fluxo de caixa com o suporte do BPO Financeiro vai permitir que você tome decisões inteligentes.

E nós, do Grupo Étika Soluções, compreendemos a importância da gestão financeira. Nossa experiência em BPO permite uma abordagem personalizada para otimizar os recursos financeiros da sua empresa, liberando espaço para o crescimento sustentável.

Se você precisa melhorar a gestão financeira do seu negócio, entre em contato conosco para realizar uma análise gratuita do seu negócio.

plugins premium WordPress