Integração contábil: você sabe o que é?

integração contábil

O cotidiano de contadores e de empresas de contabilidade é marcado pelo cumprimento de prazos e pela necessidade de manter a precisão das informações. A tecnologia está a serviço dessa rotina. Por isso, a integração contábil pode ser um importante diferencial competitivo no mercado contábil.

Neste artigo, vamos explicar

  • O que é;
  • Como funciona; e
  • As principais vantagens de um sistema de integração contábil.

O que é integração contábil?

A integração contábil conecta as informações contábeis das empresas com o sistema contábil do contador. Assim, a solução trazida pela integração contábil é a importação dos dados lançados pelos clientes, em seus sistemas de gestão, diretamente para a tela do sistema contábil do escritório de contabilidade.

O cliente alimenta o gerenciador de informações da empresa e permitir que o contador acesse as informações necessárias para os fechamentos mensais e anuais.

Portanto, a integração contábil permite a união de diferentes informações da empresa em uma única plataforma:

Quais as vantagens de um Sistema de Integração Contábil?

As principais vantagens de um sistema de integração contábil são

  • Aumento da produtividade
  • Otimização do tempo

Esses ganhos para seu negócio são decorrentes da simplicidade de acesso e manejo das informações contábeis integradas.

Uma empresa de contabilidade que conta com um Sistema de Integração Contábil possui os seguintes diferenciais:

Aumento da eficiência operacional

Você faz tudo que é necessário, e faz com assertividade.

Chega de coletar dados em diversas planilhas ou softwares! Além de centralizar as informações para os fechamentos contábeis, um sistema de integração auxilia na tomada de decisão para você e para seu cliente.

Afinal, com todas as informações a um clique, fica muito mais fácil identificar potencialidades e dificuldades na gestão financeira da empresa.

Muitas dessas dificuldades podem estar relacionadas com decisões no plano estratégico ou operacional da empresa, como

  • tarefas repetitivas
  • retrabalho
  • processos não acabados
  • investimentos equivocados.

A integração dos dados contábeis possibilita a análise detalhada das compras, vendas e contratos da empresa. Assim, as estratégias administrativas serão melhor fundamentadas.

Ou seja, maior produtividade; maior lucratividade!

Automatização de processos e gestão do tempo

Uma maior produtividade está relacionada com a melhor gestão do tempo. A integração contábil consiste, principalmente, na automatização do fluxo de informações financeiras da empresa.

Com a eliminação da digitação dos movimentos contábeis, você e seu cliente poderão focar nas principais atividades dos seus respectivos negócios; sem investir tempo em tarefas repetitivas.

Deixe as tarefas repetitivas para a tecnologia. Foque nas atividades que trazem o seu resultado!

Suporte inteligente para todos os clientes

Já que a tecnologia pode se encarregar das tarefas repetitivas, você, como contador, pode assumir as atividades inteligentes!

Com o gerenciamento de todas as informações contábeis e financeiras em um só local:

  • O contador dará um suporte inteligente a todos seus clientes;
  • O empresário utilizará o melhor da contabilidade para o crescimento do seu negócio (não apenas para “guardar livros contábeis e notas”).

Redução de custos e redução de erros

Parece óbvio, mas redução de erros já pode ser considerada uma de custos!

A redução no número dos processos e no número total de tarefas é uma solução para reduzir os erros de classificação e de digitação de informações. A contabilidade não pode errar!

Um erro contábil pode ser fatal para um pequeno ou médio negócio. Por isso, é preciso garantir a segurança e a confiabilidade dos dados informados nos fechamentos contábeis.

A integração entre empresas e contadores deixa de ser uma opção e passa a ser uma prioridade. O contador pode adiantar seus serviços, respeitar os prazos e entregar um serviço com eficiência para os clientes.

Como funciona a integração contábil?

São necessários dois passos:

  1. Gerar um arquivo de texto (no formato .txt) com as movimentações financeiras de cada cliente; e
  2. Importá-lo para o seu sistema contábil.

Parece simples, não?

E é!

O contador, por meio da integração, pode visualizar as informações mencionadas e exportar os dados para o seu escritório de contabilidade. Para melhorar ainda mais, todos esses dados podem ser armazenados e salvos na nuvem.

Com isso, você não precisa se preocupar com questões de segurança ou extravio de informações. Um sistema de integração contábil com suporte em nuvem traz mais segurança e menor custo. Afinal,

  • Tecnologia SSL para criptografia das informações (a mesma utilizada por instituições bancárias);
  • Você pode acessar de qualquer lugar: basta fazer login na plataforma pelo navegador de celular, tablet, notebook e computador;
  • Os servidores são monitorados 24h: então, você pode acessar a qualquer momento;
  • Redução de custos: preços mais acessíveis na contratação e na manutenção;
  • Maior facilidade e menos preocupação: o acesso é online, por isso, não requer que o cliente tenha um servidor potente por exemplo.

Você pode ver a lista de sistemas de contabilidade que podem ser integrados com o Gestão Click neste link.

Percebeu o quanto a integração contábil poderia facilitar sua rotina?

Se você pretende aumentar sua produtividade e lucratividade, reduzindo os problemas de comunicação e retrabalho, saiba que o GestãoClick oferece a melhor solução para o seu escritório de contabilidade.

Saiba mais sobre o sistema de integração contábil grátis do GestãoClick e garanta maior lucratividade e produtividade para o seu escritório contábil.