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Modelos de negócio que estão fazendo sucesso em 2019

Os últimos anos não foram fáceis para a economia brasileira. Mas, para 2019, as expectativas são positivas e começam a dar um novo fôlego para quem pretende empreender.

Entre os empreendedores, as expectativas são otimistas. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, divulgada em novembro de 2018, 70% dos pequenos empreendedores acreditam que 2019 será melhor para os negócios do que o ano que passou.

E para quem pensa em aproveitar o momento de retomada econômica para abrir um novo negócio, buscar tendências e nichos de mercado que estão em evidência pode ser uma excelente forma de começar bem.

Mas investir em uma tendência que está em alta não é garantia de sucesso. O empreendedor precisa entender que todo novo negócio exige muito trabalho, portanto, é preciso saber que a trajetória vai exigir não só investimento financeiro, mas também dedicação de tempo.

Modelos de negócios em alta

Os modelos de negócios dizem respeito a como uma empresa entrega e captura valor diante de seus clientes. Um modelo de negócios inovador precisa gerar benefícios que outras empresas não oferecem a seus clientes e, ao mesmo tempo, garante que a empresa vai ganhar dinheiro.

Muitas startups inovaram em seus modelos de negócios ao entregar novas formas de serviços e entretenimento e, justamente por isso, se tornaram altamente lucrativas.

Mas criar um novo produto ou serviço não é tarefa simples. Uma alternativa para as empresas se tornarem diferentes das que já existem é a criação de novos modelos de negócios que geram comportamentos diferentes no consumidor.

Como criar modelos de negócios inovadores?

A primeira dica é pensar fora da lógica comum da sua área de atuação. Uma dica interessante é se inspirar em modelos de negócios usados por empresas de áreas diferentes das suas.

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E talvez o mais importante seja saber responder perguntas importantes como quem são meus principais clientes, quais são suas necessidades e desejos, e pelo que eles estão dispostos a pagar. Para isso é preciso ser um profundo conhecimento de mercado. 

Alguns modelos de negócios fizeram muito sucesso quando foram lançados e até hoje continuam sendo utilizados de maneiras diferentes, sendo adaptados aos mercados desejados, trazendo benefícios importantes. Vamos conhecer alguns:

Add-on

O preço inicial cobrado pelo serviço é baixo e competitivo no mercado, mas são cobrados valores por serviços adicionais. Isso permite que os consumidores escolham os serviços que desejam de acordo com suas necessidades e renda. A empresa que utiliza esse modelo consegue atrair muitos clientes com o preço baixo e eleva suas receitas cobrando pelos serviços adicionais. 

Flat rate ou taxa única

Os clientes pagam uma taxa pelo produto e consomem a quantidade que desejar. Nesse caso, os clientes sabem exatamente quanto irão gastar e a empresa tem maior previsibilidade de suas receitas, trabalhando intensamente para aumentar a base de usuários. 

Freemium

Nesse modelo a empresa oferece serviços básicos gratuitos e opções de serviços premium pagos. Para o cliente, a vantagem é poder experimentar antes de pagar ou seguir usando o serviço gratuito que lhe satisfaça. Já a empresa ganha dinheiro ao oferecer um serviço gratuito atrativo, que demonstra sua qualidade como forma de vender serviços premium que realmente gerem valor para o cliente. 

Robin Hood

Nesse modelo os produtos e serviços são vendidos pelo preço “cheio” para clientes de alta renda e a preços baixos ou de graça para a população de baixa renda. Esse é um modelo que ajuda a empresa a realizar sua missão social, garantindo receita dos produtos vendidos, ao mesmo tempo em que ajuda a população de baixa renda.

Pode ser interessante buscar ajuda profissional para encontrar o modelo de negócio ideal para a sua empresa, e assim criar mais oportunidades de sucesso.

Outra dica importante é utilizar um sistema de gestão empresarial que permita a integração entre os setores da empresa e garanta a segurança e o acompanhamento das informações registradas.

Com um ERP é possível controlar os diversos setores da empresa como financeiro, fluxo de caixa, estoque, vendas, clientes, contábil, entre outros, além de permitir a emissão de relatórios atualizados em tempo real, que facilitam a análise dos resultados e a tomada de decisões importantes.

Todos esses modelos de negócios podem ser adaptados para o seu mercado e podem se tornar o grande diferencial da sua empresa, aumentando as chances de crescimento e sucesso. Aproveite a oportunidade e encontre a melhor forma de encantar seus clientes.

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