fbpx

O que é Contrato Social?

O Contrato Social é um instrumento legal que formaliza a abertura de uma empresa, independente do seu porte. Nele irão constar todas as informações referentes a empresa: nome, endereço da sede e ramo de atuação da empresa, identificação dos sócios e seus direitos e deveres em relação a empresa, entre outros.

No Brasil, todas as empresas necessitam de um contrato social para obter o CNPJ e iniciar suas atividades.

Em resumo, o contrato social determina as regras internas, como identificar o administrador da empresa e a participação dos sócios nos lucros da empresa, bem como as regras externas, como quem representa a empresa perante a Receita Federal, os bancos, as Prefeituras, entre outros.

Veja algumas informações que devem constar no Contrato Social:

  • o Capital Social da empresa;
  • as participações de cada sócio na empresa;
  • discriminação dos valores pagos a cada sócio, sejam eles pró-labore ou distribuição de lucros;
  • a Razão Social e o Nome Fantasia da empresa;
  • o endereço da sede da empresa, bem como de suas filiais, caso existam;
  • Objeto Social: uma descrição detalhada das atividades exercidas pela empresa.

Os tipos de Contrato Social

Os tipos de Contrato Social variam de acordo com a natureza jurídica da empresa.

Conforme descrito acima, o Contrato Social de uma empresa Limitada (LTDA) deve possuir todas as informações referentes a empresa. Este documento possui realmente um modelo formato de contrato, com cláusulas para cada tipo de assunto.

O Contrato Social da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) segue o mesmo princípio de uma empresa Limitada, porém respeitando suas características, já que SLU possui apenas um sócio.

Um ponto importante sobre o contrato destas duas naturezas jurídicas é que ele pode ser alterado a qualquer momento, sempre que necessário. Este processo é chamado de alteração contratual. Veja o que pode ser alterado em um contrato social:

  • Razão Social da Empresa, bem como seu Nome Fantasia;
  • Endereço da sede;
  • Atividades exercidas pela empresa;
  • Sócios, administradores e representantes legais da empresa;

Por outro lado, o Contrato Social do Empresário Individual e do MEI (Microempreendedor Individual) seguem um modelo diferente das outras naturezas jurídicas. Ambos são uma espécie de formulário, contendo as mesmas informações dos outros modelos.

Como funciona o registro de uma empresa?

O registro do Contrato Social faz parte do processo de abertura de uma empresa e geralmente é registrado em cartório ou na Junta Comercial. Hoje, na grande maioria dos casos, podemos obter este documento registrado juntamente com o CNPJ e Inscrição Estadual, tudo de maneira digital.

Quer abrir uma empresa?

Se você ainda tem dúvidas sobre a parte burocrática envolvida na abertura de uma empresa, acesse nosso Guia Definitivo – Como abrir uma empresa. Neste Guia, criamos um passo a passo explicando todo o processo de abertura forma prática e objetiva, para que você saiba tudo o que precisa antes de decidir sobre montar seu próprio negócio. Nele, você encontrará:

  • o tipo societário adequado para sua empresa;
  • informações sobre como escolher a localização da sua empresa;
  • informações sobre como escolher o nome da sua empresa;
  • documentos necessários para abrir uma empresa de sucesso.

E o melhor: é totalmente gratuito!

Se você procura um escritório de contabilidade para abrir a sua empresa, não perca tempo! Clique aqui e entre em contato conosco!

plugins premium WordPress