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Como escolher um ponto comercial para sua empresa

Como escolher um ponto comercial para sua empresa

PONTO COMERCIAL

Escolher um bom ponto comercial deve ser um dos primeiros passos e certamente é um dos mais importantes no início da trajetória de um empreendedor. Porém, esse pode ser um grande desafio por três motivos: dificuldade em encontrar um bom ponto comercial, burocracia e valor do aluguel.

Por isso, listamos alguns tópicos para que você consiga identificar um bom ponto comercial para você abrir o seu negócio. Confira:

1. Imóvel

Começaremos pelo óbvio: o imóvel. Antes de fechar negócio, você deve ter em mente o qual o tipo de imóvel você precisa. Veja algumas características importantes:

  • Qual o tamanho do imóvel que você precisa?
  • Existe a necessidade de cozinha ou banheiro?
  • Precisa de divisões, como salas e recepção?
  • Fará atendimento ao Público?
  • Possui estrutura de Energia elétrica, telefonia, internet e ar condicionado adequadas?
  • Possui acessibilidade?
  • O imóvel deve ser independente ou deve estar situado em um centro comercial?
  • Seus clientes vão precisar de vaga para estacionar?

Esses são apenas alguns fatores que você deve se preocupar. Não alugue um imóvel que não sentido para seu negócio!

Outro fator extremamente importante é verificar se o imóvel necessita de reforma. Antes de fechar negócio, seja de aluguel ou compra do imóvel, verifique se será viável investir o necessário para iniciar suas atividades.

2. Documentação do Imóvel

Esse é um ponto extremamente importante, pois pode gerar muitos transtornos para o empresário. Antes de alugar um imóvel para sediar sua empresa, fique atento aos seguintes pontos:

  • O imóvel possui IPTU comercial?
  • O IPTU do imóvel está quitado ou possui dívidas?
  • O imóvel possui planta regularizada?
  • O imóvel em questão está em nome do Locador ou em nome de Terceiros?

É de extrema importância estar atento à esses itens, pois eles costumam trazer problemas para a regularização da empresa. Converse com seu contador antes de fechar negócio.

3. Aluguel

Após encontrar um ponto comercial que lhe agrade, busque um valor de aluguel compatível com seu orçamento. Procure ter pelo menos duas ou três opções, pois elas vão lhe permitir ter em mente os valores cobrados pelo aluguel em sua região.

Negocie, valores e taxas antes de fechar negócio. Caso seja necessário reformar o imóvel, peça o abatimento do aluguel, afinal, você está fazendo uma melhoria no imóvel.

4. Acesso e Localização

Antes de fechar negócio, observe a região onde está localizado o ponto comercial. Observe características como movimento de pessoas, horários de maior movimento e tipos de comércio da região.

Observe também se na região existem empresas que se completam, como uma loja de roupas e outra de sapato por exemplo, pois empresas que se completam acabam promovendo a circulação do consumidor na região.

Um fator muito importante é acesso. Como as pessoas podem chegar até seu ponto comercial? Existe transporte público na região? O acesso para automóveis é fácil? Existem vagas para estacionamento próximo ao seu ponto comercial?

Um ponto comercial próximo a acesso de transportes públicos, bancos, cartórios, hospitais, shoppings, pode ser muito interessante para seu negócio. Porém, esse tipo de imóvel costuma ter um preço mais elevado.

5. Público

Busque informações com empresários locais sobre o público da região. O que costumam comprar?  Estão preocupados com preço ou qualidade? O tipo de serviço que você oferece se adéqua melhor em uma região comercial ou residencial? Procure saber o nível de renda das pessoas, o comportamento de compra e com que frequência elas consomem os produtos oferecidos na região.

6. Concorrência

Verifique se na região existe concorrência direta com o seu negócio. Procure extrair os pontos fortes e fracos do seu concorrente, compare com os seus e veja se vale a pena seguir em frente. Compare características como:

  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Formas de pagamento;
  • Formas de publicidade utilizadas;

Com todo esse levantamento feito, você já está pronto para abrir uma empresa sem dores de cabeça!

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