Nos dias atuais, trabalhar a fidelização de clientes é fundamental para a sobrevivência das pequenas empresas. Em tempos de crise, o cliente se torna mais criterioso no momento da compra. E para manter o crescimento das vendas são necessárias estratégias que vão desde definição de cliente ideal, até a realização de ações para a fidelização de clientes. Confira abaixo algumas estratégias para fidelizar seus clientes e gerar mais venda e mais lucro para sua empresa.
Neste artigo, você verá:
ToggleConsiga os dados do seu cliente
Ter os dados do seu público-alvo é essencial para a estratégia de fidelização de clientes. Além dos dados comuns como nome, telefone, email e data de nascimento, é importante registrar as compras do seu cliente, o que permite conhecer os diversos tipos de público do seu negócio.
Com essas informações em mãos, se torna possível manter uma comunicação com seu cliente, oferecendo produtos e serviços de acordo com o perfil do mesmo, gerando um vínculo entre a empresa e o consumidor.
Mas como posso conseguir os dados do cliente?
Simplesmente fazer um monte de perguntas não vai resolver. É invasivo. Mas que tal preencher um cadastro e participar de um sorteio para concorrer a um jantar para o dia dos namorados? Ou que tal participar do nosso programa de fidelização e receber descontos nas próximas compras? Ou que tal trocar o seus dados por uma sobremesa? Ou que tal receber dicas de como evitar que seu carro sofra com o desgaste de peças? Ou que tal ganhar 15% de desconto no restaurante de um de nossos parceiros?
Percebeu a diferença? Ofereça algum benefício em troca dos dados do cliente.
Já consegui os dados. E agora?
Agora estabeleça vínculos. Se torne relevante para seu cliente. Diga tudo o que ele quer saber. Ofereça benefícios irrecusáveis. Clientes fiéis merecem um tratamento exclusivo. Por isso, invista em ações de relacionamento como cupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade. Tudo através de email marketing. Ofereça aos clientes fiéis ofertas personalizadas. Quer exemplos?
Loja de Roupas: Seu aniversário está chegando e queremos participar desta data especial! Por isso preparamos uma lista de itens com 15 itens que são a sua cara. E o melhor: se você fizer X reais em compras, você leva de presente tal produto.
Bares, restaurantes e lanchonetes: Seu aniversário está chegando. Que tal fazer a sua festa conosco. E o melhor: Se você trouxer 10 amigos, o bolo é por nossa conta!
Oficinas mecânicas: A vistoria do seu carro vence no mês que vem, certo? Passe aqui e faça uma revisão. Com esse cupom você ganha 15% de desconto em serviços. E se precisar trocar alguma peça, não se preocupe. Esse cupom também vale para a LOJA AUTOPEÇAS X.
Padarias e Mercearias: Seu aniversário está próximo e por isso preparamos um kit especial para a sua festa! Faça já a sua encomenda e receba 5% de desconto. Se preferir, ainda podemos entregar em sua casa!
Percebeu como você pode gerar vendas através de um relacionamento contínuo com seu cliente?
Os exemplos mencionados acima são meramente ilustrativos. Mas você conhece seu próprio negócio melhor do que ninguém. Então, veja quais os benefícios você pode entregar ao seu cliente. Que tipo de promoções você pode fazer. Quais as melhores datas para se promoverem as ações de marketing.
Investir na fidelização do seu cliente irá trazer enormes benefícios para sua empresa. Clientes satisfeitos voltam sempre. Clientes satisfeitos indicam novos clientes. Por isso, invista pesado na satisfação do seu cliente.