fbpx

Por que um fisioterapeuta precisa de contador?

Será que eu preciso mesmo de um contador? Essa é a dúvida que paira sobre a cabeça de diversos empresários, pincipalmente aqueles que estão iniciando suas atividades.

Por isso, muitos fisioterapeutas, quando estão na fase de abertura de suas empresas, tentam entender:

  • Como abrir uma clínica de fisioterapia;
  • Quanto custa abrir uma clínica de fisioterapia;
  • Como contratar um funcionário para minha clínica de fisioterapia;
  • Quanto uma clínica de fisioterapia paga em impostos;
  • Se a contratação de uma assessoria contábil é obrigatória.

Portanto, recomendamos que você leia este post até o fim e tire todas as suas dúvidas sobre a necessidade ou não de contratação de uma assessoria contábil.

Minha empresa precisa de contador?

No Brasil, todas as empresas estão obrigadas a possuir uma assessoria contábil. Segundo o Código Civil brasileiro – lei 10.406/2002, art. 1179, todas as empresas estão obrigadas a seguir as regras contábeis estabelecidas pela legislação vigente.

Sendo assim, a contratação de um contador por parte de uma empresa já se faz obrigatória.

Obrigações acessórias de uma Clínica de Fisioterapia

Se sua Clínica de Fisioterapia possui um CNPJ, você está obrigado a enviar para o FISCO uma série de informações sobre a parte contábil e fiscal da sua empresa. O envio dessas informações é conhecida como Obrigação Assessória. Veja quais são algumas delas:

– Emissão de notas fiscais
– Geração de guias de impostos
– Demonstrativos Contábeis
– Escrituração dos livros
– Declarações de impostos

A compilação e envio dessas informações é de responsabilidade do contador que cuida da sua empresa e boa parte delas devem ser enviadas mensalmente para o governo.

Portanto, caso uma empresa não realize o envio dessas informações ao FISCO, a mesma será penalizada através de multas e pode até mesmo ter seu CNPJ suspenso ou baixado.

Outro detalhe importante é que muitas das obrigações permanecem mesmo que a empresa não esteja em funcionamento. Por isso, se sua empresa está inativa por algum tempo e não está sobre a supervisão de um contador, fique atento, pois você provavelmente será obrigado a pagar multas por falta de cumprimento dessas informações.

Por que procurar o contador e regularizar minha Clínica de Fisioterapia?

Conforme dito anteriormente, o contador cuida de todas as obrigações que uma empresa possui. Porém, a participação de uma assessoria contábil especializada em abertura de clínicas de fisioterapia também é imprescindível.

Pois antes de abrir um CNPJ, você precisa fazer um planejamento sobre toda a estrutura de sua empresa. E o contador vai lhe auxiliar, lhe dando orientações sobre questões como:

  • Qual o melhor tipo de empresa para abrir a sua Clínica de Fisioterapia;
  • Qual o melhor Regime de Tributação para sua empresa;
  • Quais as exigências para a abertura de uma Clínica de Fisioterapia;
  • Como contratar um funcionário para sua empresa

Conclusão

Acima de tudo, a contratação de uma assessoria contábil de qualidade e especializada em Clínicas de Fisioterapia não deve ser vista como um custo desnecessário para sua empresa.

Portanto, o contador será seu grande aliado no crescimento do seu negócio, lhe dando orientações corretas, impedindo que você cometa erros na gestão do seu negócio.

Se você precisa regularizar sua Clínica de Fisioterapia, clique aqui e entre em contato conosco!